Fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimento conhecidos como ativos. Permitem que você diversifique suas aplicações, contando com uma gestão profissional e uma maior eficiência operacional. Existe diversas opções de fundos, com as mais variadas estratégias e regras de funcionamento.
Por que investir em Fundos de Investimentos?
Principais fundos
Qual você se identifica mais?
Fundos de curto prazo
Os fundos de investimento de curto prazo têm por objetivo reproduzir as variações das taxas de juros e das taxas pós-fixadas, investindo seus recursos em títulos públicos federais ou em títulos privados de baixo risco de crédito com prazo máximo de 375 dias e prazo médio da carteira de, no máximo, 60 dias.
Fundo referenciado
Fundos que objetivam investir, no mínimo, 95% do valor de sua carteira em títulos ou operações que busquem acompanhar as variações de um parâmetro de referência.
Fundos de renda fixa
Busca retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa, devendo manter, no mínimo, 80% de sua carteira em títulos públicos federais ou ativos com baixo risco de crédito.
Fundo de renda fixa de crédito privado
São fundos que podem ter mais de 20% de sua carteira em Títulos de Crédito, inclusive os considerados de médio ou alto risco.
Fundo multimercado
Os fundos de investimento multimercados têm por objetivo diversificar o investimento de seus recursos em diversas classes de ativos, como renda fixa, moedas, ações e commodities, seja no mercado doméstico ou internacional.
Fundo cambial
Os fundos de investimento cambiais têm por objetivo concentrar o investimento de seus recursos em títulos relacionados à variação de preços de uma moeda estrangeira ou de uma taxa de juros denominada cupom cambial.
Fundo de ações
São aqueles que aplicam seus recursos preponderantemente em ações de empresas negociadas em bolsa de valores, indicados aos investidores que buscam retorno no longo prazo e, portanto, aceitam correr os riscos inerentes ao mercado de ações.